Sal e Temperos

Quem disse que para a alimentação ser saudável a comida é insossa, sem graça? No nosso #Desafio mostramos que é possível sim sabor e qualidade nutricional caminharem juntos quando o assunto é temperar a comida!
Para começar a experimentar novas sensações e modificar o paladar procure fazer substituições na hora de preparar as refeições:

As recomendações#Desafio30DiasDrBarakat são:

Inclua

Sal Marinho
Sal Rosa
Temperos e Ervas (caseiros e naturais)

Exclua
Sal branco refinado
Temperos prontos em cubos

Mas, qual a questão com o sal refinado? O sal em si, quando não refinado, merece prestígio e valor, pois é repleto de nutrientes. A partir do momento que ele vira cloreto de sódio no processo de refino, deixou de ser sal. Esse tipo de “sal” que a indústria alimentícia nos fez acreditar por muito tempo – o famoso sal de cozinha/industrial – não nutre, apenas salga. Ele é “enriquecido” com aditivos químicos, e para evitar a liquefação e a formação de pedras, ele recebe oxido de cálcio (cal de parede) que favorece também o aparecimento de pedras nos rins e na vesícula biliar devido à sua origem não natural. Além disso, pode contribuir para entupir artérias. O resultado de seu consumo pode ser hipertensão, problemas renais, arritmia e infarto.

Como alternativas ao sal refinado, há o sal marinho, o sal rosa que podem ser excelentes opções, sem excesso. Há ainda os temperos prontos, que contem uma abusiva quantidade de substâncias químicas, que podem ser nocivas como glutamato monossódico, aromatizantes, corantes e etc. Fora o sódio em excesso, que pode levar o organismo a reter líquidos comprometendo a eliminação de toxinas, disfunção renal, alteração na absorção de nutrientes, cefaleia e aumento da pressão arterial.

Como alternativa, procure utilizar ervas e temperos naturais, como orégano, salva, alecrim, salvia, manjericão, curry, pimenta.

Vale cultivar uma horta em casa! Além de natural, ainda tem os benefícios do contato com a terra! Mesmo pra quem mora em apartamento – experimentem! A saúde do organismo (corpo, mente e espírito) agradece!

Referência: Instituto Dr. Barakat