Refeições

É um item do #Desafio30Dias que trata de um aspecto que, na verdade, engloba diversos parâmetros: bebidas, açúcares, farinhas, sal e temperos, óleos, lanches.

As recomendações/sugestões neste caso são:

➕Inclua
✔Alimentos orgânicos
✔Pratos feitos em casa
✔Sem conservantes

❌Exclua
➖Alimentos industrializados
➖Alimentos Processados
➖Embutidos
➖Conservantes

Seja qual for a refeição – café da manhã, lanche, almoço ou jantar – o que é proposto é fazer uma exclusão no período de alimentos processados, congelados, embutidos – enfim, industrializados. E, começar a dar lugar a comidas com valor nutricional.

Ou seja, descascar mais e desembalar menos! Mas, por que isso? Com a rotina que as pessoas levam, houve uma maior preocupação com a praticidade do que com a qualidade – e quando falo sobre isso, quero dizer do aspecto nutricional daquilo que comemos. Na medida em que houve uma evolução industrial
em seus diversos setores (como o químico) passou-se a recorrer à soluções rápidas para nossas necessidades básicas – como comer.

A humanidade deixa de consumir refeições “naturais”, preparadas em casa e dá lugar ao consumo de fast foods, congelados de todos os gostos e tipos.

Com isso, houve um aumento na ingestão de elementos que podem danificar o organismo: desde o excesso de açúcar refinado, de sódio (que inclusive há uma movimentação mundial para a redução do teor do mesmo nos alimentos porque atestou-se que faz mal à saúde), de acidulantes, nitritos, nitratos, conservantes, gordura trans (hidrogenada) aromatizantes, e outros produtos aplicados à comida para realçar sabor, manter a validade, textura e outras características.

O velho ditado “você é o que você come”, mas, sobretudo o que absorve fala claramente sobre a importância da qualidade do que você ingere. Por isso ingerir alimentos naturais é sempre a melhor opção, pois eles estão livres de agrotóxicos, antibióticos e hormônios. Sempre que puder, comece a optar pelos alimentos considerados “orgânicos”. Os benefícios de comer alimentos frescos, ricos em nutrientes, ‘menos embalados e mais descascados” – são infinitos e serão percebidos por vocês dia após dia!